Os líderes escolares enfrentam diversos desafios todos os dias, mas uma situação que afeta a maioria das instituições é a contratação de bons professores de inglês, pois o mercado está cada vez mais concorrido. Como podemos minimizar e ultrapassar essas dificuldades?
Embora o ensino de idiomas na educação básica no Brasil seja obrigatório a partir do fundamental 2, diversas escolas optam por iniciar a disciplina antes. Isso é muito positivo, por diversos motivos, mas não diminui o desafio de encontrar os melhores profissionais.
Pensando nisso, preparamos este post falando das principais dificuldades em encontrar bons professores de inglês e como minimizá-las, para oferecer um ensino com ainda mais qualidade para suas kids. Acompanhe!
Qual é o perfil dos bons professores de inglês?
Para conhecer o perfil de um professor de inglês com boa didática e vasto conhecimento, é preciso considerar que, ao longo dos anos, a formação destes profissionais tem mudado.
Os docentes mais experientes já estão consolidados em suas escolas, com demandas consideráveis, o que os impede de assumir novos desafios na maioria das vezes.
Assim, é interessante voltar nosso olhar para os professores formados na última década! É possível encontrar pessoas muito capacitadas na nova geração, mas devemos considerar que a forma como encaram o mercado de trabalho e a relação com a escola é diferente. Portanto, a forma de encontrá-los será diferente, fora de bancos de currículos online. Falamos mais disso na nossa mini jornada para atrair e reter bons professores.
Porém, considere que, independentemente da geração, algumas características estão presentes em todos os bons professores de inglês:
- Têm domínio do idioma e facilidade em transmiti-lo aos alunos de todas as idades;
- Estão sempre atualizando seus conhecimentos;
- Preocupam-se com a qualidade das suas aulas;
- Buscam o desenvolvimento dos alunos e utilizam todos os recursos disponíveis para isso;
- Focam as necessidades dos alunos e os objetivos de ensino da escola.
Além dessas, ainda é possível mencionar diversas outras características de um bom professor de inglês. Mas só por esses pontos já percebemos que não é uma tarefa fácil achar um good teacher. E aí entendemos um pouco melhor porque é difícil contratar bons profissionais.
Principais dificuldades na contratação de bons professores de inglês
Apesar de cada escola possuir uma realidade e particularidades, com nossa experiência atendendo mais de 500 instituições, podemos identificar algumas dificuldades que se repetem:
É difícil encontrar professores fluentes no idioma!
Apenas 0,5% da população brasileira é fluente em inglês, um número que já é muito baixo. A porcentagem diminui ainda mais quando pensamos em pessoas que estão na área da educação.
Além disso, apenas a graduação (essencial para lecionar no ensino básico) não oferece a fluência nem o aprofundamento didático necessários. Portanto, só ter conhecimento da formação do profissional não garante a qualidade de suas aulas. No futuro, isso pode desgastar o relacionamento com a equipe, além de trazer reclamações de pais e alunos.
A escola não tem um programa de ensino detalhado!
A nova geração de professores é mais exigente ao escolher onde dará aulas, pois sabe que sua disciplina é fundamental para as escolas. Assim, os novos profissionais pensam bem antes de fazer parte de uma instituição, considerando vários aspectos.
Um deles é a presença (ou ausência) de um programa de ensino. Podemos até pensar que um professor preferiria ter total liberdade para escolher o que e como lecionar, mas muitos preferem ter um programa de ensino já estabelecido, tendo mais segurança sobre o que se espera deles e de seus planos de aula.
Isso não quer dizer engessar as aulas! Um programa de ensino deve guiar o professor em relação aos objetivos que deve alcançar, dando liberdade para que ele possa personalizar as atividades de acordo com seu estilo. Essa flexibilidade é algo que bons profissionais valorizam muito.
A instituição não diferencia o professor de inglês dos demais!
O professor de inglês é considerado um especialista, pois seu conhecimento é específico, pela fluência no idioma, construída ao longo dos anos, experiências de vida e vivências de ensino.
A contratação de bons professores de inglês passa pela valorização desse conhecimento, através de uma remuneração justa e condizente com a especialização. Além disso, as escolas que oferecem grades mais regulares e horários fáceis de organizar também demonstram a valorização destes profissionais. Assim como oportunidades de formação continuada e capacitações.
As instituições que não conseguem atender essa questão acabam enfrentando a rotatividade de professores, gerando outros problemas para a gestão escolar. Nossa mini jornada detalha a média de pisos salariais no Brasil e modelos de organização de grade para ajudar sua instituição a criar uma estratégia bem informada! Quer saber mais?
Como minimizar as dificuldades e atrair bons professores de inglês?
Devemos ter em mente que será necessário montar estratégias para contornar todos esses e outros problemas que ocorrem na contratação de bons professores.
É preciso desenhar o perfil do docente desejado, preparar um plano de aulas que oriente o professor (e atenda às expectativas dos pais e alunos), além de organizar a grade de aulas para que o máximo de turmas sejam atendidas no mesmo dia. Isso possibilita que o professor possa dar aulas em outras escolas, reduzindo a chance de evasão!
Mas só é lembrado quem é visto!
Para mostrar para o mercado todo o investimento feito na sua estrutura, considere ter uma presença ativa nas redes sociais. Assim, os professores conhecerão melhor o que sua escola pode oferecer, facilitando a atração de bons docentes.
Além disso, você pode contar com a consultoria especializada da Perto Educação, para ajudar sua escola a ser mais atrativa aos professores, além de ter um ensino bilíngue consolidado, com a melhor metodologia disponível. Ainda não conhece a Perto? Te deixamos com 5 motivos para nos conhecer melhor!
Eleve a qualidade de ensino da sua escola!
Ter um bom ensino bilíngue pode ser um grande diferencial para sua escola, destacando a instituição do mar de opções do seu bairro e até da sua cidade. Isso passa pela contratação de bons professores e um bom planejamento de aula. Essa é uma dificuldade encontrada por muitos diretores, mas é possível resolvê-la com o apoio de quem entende do assunto!
Com a experiência de mais de 500 escolas apoiadas, a Perto Educação desenvolveu uma mini jornada, com diversas dicas, ferramentas e materiais gratuitos que vão garantir que sua escola atraia e retenha os melhores profissionais.
Acesse o link e faça parte do nosso grupo para receber todas as informações!
E se você quer saber mais sobre a Perto, é só preencher o formulário abaixo. Um de nossos consultores irá entrar em contato com você!
Vem pra Perto!