fbpx
1.2kviews

O ensino bilíngue traz muitos benefícios para os alunos, como o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais e emocionais, por exemplo. E além do ganho pedagógico para os alunos, adotar um projeto bilíngue também traz uma série de vantagens para a escola. 

Nesse post, te contamos o que é o ensino bilíngue e listamos 7 razões por que a sua escola deveria ser bilíngue. Confira!

O que é o ensino bilíngue?

Para começar, vamos falar um pouco sobre o ensino bilíngue. Você já sabe o que é?

No passado, para aprender uma segunda língua, as famílias matriculavam as crianças e adolescentes em um curso livre de idiomas. Nesse caso, o aluno frequentava as aulas uma ou duas vezes por semana e o foco quase sempre era o estudo da gramática estrangeira.

Isso acontecia para suprir uma carência do ensino efetivo de idiomas estrangeiros dentro do currículo das instituições de ensino. Esse formato ainda não desapareceu completamente, pois ainda vemos lugares e nichos de mercado onde as escolas de idiomas têm uma importância. Mas o cenário está se transformando rapidamente.

Nos últimos anos, o mercado tem observado um crescimento no número de escolas que oferecem um programa bilíngue. Você sabe qual é a diferença entre as escolas de idiomas e as escolas que oferecem ensino bilíngue?

O ensino bilíngue acontece quando a outra língua é inserida naturalmente no dia a dia das instituições de ensino. Ou seja: a aprendizagem não acontece apenas durante as aulas de inglês – e ela considera aspectos que vão muito além da gramática. O idioma passa a fazer parte de diferentes ambientes e contextos de aprendizagem, tornando o seu uso muito mais significativo. 

Esse formato de ensino funciona melhor que o das escolas de idiomas porque o aluno passa a ter contato e experimentar a segunda língua com frequência muito maior e com foco nos seus usos diários – ao invés de simplesmente decorar a gramática para a prova.

Agora que você conhece a diferença entre os dois formatos, confira as 7 razões para oferecer ensino bilíngue na sua escola!

7 razões por que a sua escola deveria oferecer ensino bilíngue

1. Representa um diferencial competitivo

De acordo com dados da Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (Abebi), o Brasil tem cerca de 1200 escolas bilíngues – aproximadamente 3% do total de escolas privadas do país. Em outros países vizinhos, como Argentina e Uruguai, essa porcentagem já chega a 8%. Isso significa que oferecer um programa bilíngue ainda pode ser um grande diferencial competitivo para as escolas brasileiras. Se você está buscando uma forma eficaz de destacar a sua escola da concorrência, considere implementar o ensino bilíngue.

2. Acelera a captação de alunos

Ao mesmo tempo que implementar um programa bilíngue diferencia a instituição de ensino dos concorrentes, também pode ajudar a impulsionar a retenção e a captação de alunos. Na hora de escolher uma escola para matricular as crianças, as famílias valorizam muito os diferenciais pedagógicos da instituição. Oferecer um ensino bilíngue pode somar muitos pontos a favor da sua escola, contribuindo diretamente para a estratégia de captação de alunos.

Descubra como o ensino bilíngue levou uma escola em Santa Catarina a dobrar o número de alunos. Acesse o post!

3. Gera renda para a escola

Outra grande vantagem de oferecer um ensino bilíngue é que a solução gera muito valor para os pais e alunos. Dessa forma, cresce o reconhecimento da escola como uma instituição de referência – o que justifica um aumento no ticket médio. Além disso, a escola também pode gerar uma nova fonte de renda adicionando uma margem sobre a comercialização dos materiais didáticos.

E ao contrário do que muitos gestores imaginam, inserir um programa bilíngue não precisa custar uma fortuna para a escola. Falamos mais sobre esse assunto no post Quanto custa transformar sua escola em bilíngue? Confira!

4. Contribui para a formação dos professores

Um dos maiores desafios do gestor escolar é garantir a formação continuada dos professores. Ao adotar um programa bilíngue, os profissionais da escola precisam estudar e se atualizar constantemente, o que contribui para criar uma cultura de colaboração e de aprendizado contínuo entre os professores.

5. Aumenta o engajamento dos alunos

Além de todos os ganhos pedagógicos para o aluno, um programa bilíngue pode contribuir muito para aumentar o interesse e o engajamento dos estudantes. Esse engajamento é ainda maior se o outro idioma for inserido de forma lúdica e natural na rotina escolar, a partir de jogos, brincadeiras, cantigas e histórias.

6. Melhora o desempenho dos alunos em toda as áreas

Despertar o interesse e engajamento dos alunos a partir de um programa bilíngue também reflete em resultados positivos para todas as outras áreas do conhecimento. Especialmente quando o segundo idioma é utilizado para trabalhar conteúdos do currículo de forma multidisciplinar.

7. Gera maior satisfação das famílias

Quando uma escola passa a oferecer ensino bilíngue, a evolução dos alunos no idioma é evidente. Os resultados são percebidos rapidamente pelas famílias, cresce a satisfação com a proposta da escola e se alimenta um círculo positivo de retenção, indicação e captação de novos alunos.

Depois de conhecer essas vantagens, aposto que você quer saber mais sobre o assunto, não é mesmo? Clique aqui e descubra como fazer para transformar a sua escola em bilíngue de verdade!

You may also like